Pacto dos Autarcas

O Pacto de Autarcas pelo Clima e Energia é uma iniciativa europeia em que os governos locais e regionais se comprometem voluntariamente a implementar os compromissos climáticos e energéticos da UE no seu território.

Esta iniciativa é um movimento em evolução, que inclui atualmente mais de 10.000 autoridades locais e regionais de 60 países, todos com uma visão comum para o ano 2050.

Desta forma, os signatários do Pacto comprometeram-se com os seguintes objetivos:

Reduzir as emissões de CO2 em 40% até 2030.
Aumentar a eficiência energética em 27%.
Aumentar a utilização de energia proveniente de fontes renováveis em 27%.
Desenvolver um Inventário de Emissões de Linha de Base (BEI).
Efetuar uma avaliação dos riscos e vulnerabilidades decorrentes das alterações climáticas.
Apresentar o Plano de Acão para a Energia Sustentável e o Clima (PACES) no prazo de dois anos após a assinatura oficial do Pacto.
Apresentar um relatório de monitorização pelo menos de dois em dois anos.


A principal tarefa dos signatários é preparar, nos dois primeiros anos após a sua adesão, um Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima (PACES) que estabeleça metas para reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 40% até 2030 e para aumentar a resistência face às alterações climáticas.

A Accelper Consulting Iberia e a Inovalabs e de acordo com o seu compromisso com a sustentabilidade, inovação e luta contra as alterações climáticas, fornece assistência técnica às câmaras municipais signatárias no processo de elaboração dos seus Planos de Ação para a Energia Sustentável e o Clima (PACES).